Tradução José Filardo

Manuel Valls, Ministro do Interior da França
Manuel Valls, Ministro do Interior da França

As irmãs e irmãos da loja Alterité do GODF condenam as declarações feitas pelo Ministro do Interior Manuel Valls sobre os Ciganos. Retomando as antigas técnicas utilizadas em sua época pelos fascistas e a extrema-direita, Manuel Valls seguindo nisso a Frente Nacional e seus satélites, lança aos lobos uma minoria étnica.

Lembremo-nos que existem 20 mil ciganos na França, 150 000 na Itália, 750 000 na Espanha, 105 000 na Alemanha e 50 000 na Suécia.

E, no entanto, é na França, a terra dos “Direitos Humanos e do Cidadão”, que esse debate alimentado por políticos com fins eleitorais chega a este nível de violência. que a um Ministro da República viole os princípios mais básicos dos direitos humanos, da República e do Secularismo é para os Maçons da Loja Alterité totalmente incompreensível, incompreensão agravada pela falta de condenação oficial ao mais alto nível do Estado.

Essa incitação ao ódio é intolerável.

A permanência do pensamento racista e xenófobo não precisa mais ser demonstrada na história do nosso país.

No entanto, a aceleração repentina dada a esse conceito por uma classe política cada vez mais ampla, que reclamava até mesmo valores republicanos, deve encorajar todos os cidadãos e todos os maçons enamorados da Igualdade, a trabalhar com vigilância para reencontrar uma república, garante da liberdade, da igualdade e da Fraternidade.