Tradução José Filardo

 selo mandela

Ficamos imaginando se eles ousariam! Não demorou muito tempo depois do anúncio da morte de Nelson Mandela para fazer circular uma foto “provando” sua filiação maçônica.

Essa foto o apresenta vestido com a cruz de Malta, ao lado do Duque Richard de Gloucester, primo da rainha Elizabeth e Grão Prior da Ordem de São João (Ordem de São João). Um selo Sul Africano impresso por ocasião do 900º aniversário desta Ordem representa também Nelson Mandela, Cavaleiro Honorário da Ordem (Knight of Grace of the Order), com o manto e a cruz. Pode-se ler no site da Ordem de São João uma mensagem de despedida e de agradecimento a Nelson Mandela.

No entanto, não se deve confundir essa ordem de cavalaria da Coroa Britânica com a Ordem (católica) dos Cavaleiros de Malta ou o Grau de Cavaleiro de Malta (Degree of Knight Malta) no sistema do Rito de York. Em outras palavras, essa foto não prova qualquer filiação maçônica (ou Iluminista!) do ex-presidente sul-Africano.

Outra informação circula que Nelson Mandela teria sido feito maçom at sight  (por comunicação) pelo Grão-Mestre da Grande Loja Prince Hall da Carolina do Norte, William C. Parker Jr em 28 junho de 1990 durante a turnê de Mandela e sua esposa pelos EUA. O site dessa Grande Loja  não faz qualquer referência a este evento. A fonte citada é, a cada vez, A História da MW Grande Loja Prince Hall da Carolina do Norte e Jurisdição, 1864-2000 (pag. 268-272), mas esse trabalho não pode ser encontrado online.

Jiri Pragman

http://www.hiram.be/Meme-Mandela_a8438.html