Objetivo do Congresso
Ser um ponto de encontro onde os maçons e em particular os praticantes das diferentes escolas, visões e correntes que se manifestam representando o amplo espetro do chamado Rito Moderno e Rito Francês, refletirão sobre sua perspectiva histórica atual e sua de projeção futura. Serão abordados todos os campos simbólicos, sociais, históricos e filosóficos possíveis; tudo isse desde a Maçonaria Simbólica até as Ordens de Sabedoria.
O Congresso estará aberto a todos os Maçons de qualquer rito, independentemente de sua adesão Obediencial individual, sendo sua organização independente de qualquer Potência ou Estrutura Maçônica, dado seu caráter acadêmico, aberto e plural, pelo que não será realizado nenhum ato de tipo ritual.
Congresso Maçônico – Porto 2019 – Agenda
21, 22, 23 de Junho de 2019
SEXTA-FEIRA, 21 DE JUNHO
16:00 – Apresentação e Abertura do Congresso
Apresentação dos distintos aspectos do Congresso pelos coordenadores das diferentes áreas: Anfitrião, Logística, Acadêmico.
16:30 – Apresentação dos Trabalhos Centrais
A cargo de 3 conferencistas
Revisão histórica e situação por vários oradores, a serem definidos no devido tempo, que exporão temas muito abertos e amplos, tais como peças que situem corretamente o amplo tema do Rito Moderno / Rito Francês.
SÁBADO, 22 DE JUNHO
MANHÃ
Graus Simbólicos (1º – 3º)
- Situação Histórica
- Perspetiva Atual
- Prospetiva
10 -15 minutos de apresentação de cada trabalho, todos nós teremos os trabalhos enviados com antecedência. Debate geral por bloco, e das apresentações realizadas.
TARDE
Almoço
Tempo de descanso
Intervalo durante o qual os participantes poderão sair para se alimentar ao meio-dia.
TARDE
Ordens de Sabedoria (I – V)
- Situação Histórica
- Perspetiva Atual
- Prospetiva
10 -15 minutos de apresentação de cada trabalho, todos nós teremos os trabalhos enviados com antecedência. Debate geral por bloco, e das apresentações realizadas.
DOMINGO, 23 DE JUNHO
MANHÃ
Encerramento do Congresso
Conclusões / Encerramento
- Graus Simbólicos: Conclusões dos Relatores
- Ordens de Sabedoria Conclusões dos Relatores
Questões protocolares e decisões ou declarações tomadas se tiver havido alguma.
PLANO ACADÊMICO 2º CONGRESSO INTERNACIONAL RITO MODERNO – RITO FRANCÊS – PORTO 2019
300 anos do rito da fundação. Uma Avaliação do seu valor
Datas: 21 – 22 -23 de junho de 2019
Local: PORTO (Portugal)
PROGRAMA ACADÊMICO DO CONGRESSO
Os contributos escritos enviados via sistemas de PDF/Word ou com uma proposta sobre o assunto para apresentar em outubro-novembro de 2018, ao Departamento Acadêmico (via e-mail) e a entrega final do documento em março de 2019 (via e-mail).
A extensão do trabalho é limitada a 25 folhas (A4), cerca de 55.000 caracteres, com margens justificadas, escritos em MS Word ou programa semelhante, ou PDF. Estes devem ser acompanhados por um curto currículo e maçônico do orador.
Todos os documentos recebidos serão enviados a todos os participantes do Congresso uma vez decorrido o prazo de entrega. Assim, todos terão um conhecimento exato dos conteúdos a apresentar ou discutir.
A divulgação do documento não implica qualquer obrigação de leitura ou defesa, se a comunicação não for selecionada, embora poderá vir a ser publicada no livro final do Congresso.
Os temas a serem desenvolvidos nas comunicações serão o Rito Moderno / Rito Francês e suas múltiplas expressões, tendo em conta que o rito é a expressão do ritual Fundação do Rito Moderno (1717) e representa a experiência viva dos “Modernos”, sob o título: 300 anos do Rito da Fundação. Uma avaliação do seu valor.
As abordagens dos trabalhos podem ser as mais variadas, de diferentes escolas, de distintas visões, tendências e correntes, mas enquadradas no que representa o rito Moderno / Rito Francês no seu especto historiográfico ou estrutural.
Os participantes podem enviar artigos para cada um dos blocos (simbólicos, Ordens de Sabedoria, para cada subtema: histórico, atual e futuro. A apresentação em congresso estará sempre dependente do tempo disponível.
O Congresso e os trabalhos de reflexão, serão baseados nos dois principais sistemas: SIMBÓLICA (1-3) e ORDENS DE SABEDORIA (I-V Ordens).
Nas sessões de trabalho, tanto em graus simbólicos como nas Ordens de Sabedoria, poderão ser abordados uma variedade de temas que podem tratar de questões como ritual, a evolução orgânica da maçonaria moderna, o rito modero/francês e suas evoluções, etc. … podem ainda os artigos abordar:
- situação histórica
- Perspetiva atual
- futuro
Como parte do congresso:
Haverá um relatório de abertura central para cada tema (Simbólico e Ordens de Sabedoria) que abrangerá todas os três subtemas, permitindo assim uma visão geral das comunicações
Após a recepção dos trabalhos será elaborado e fechado o calendário com as datas e horários das comunicações a apresentar durante o Congresso. Idealmente, todos os palestrantes terão pelo menos 10 a 15 minutos para a comunicação, e no final de cada painel ocorrerá uma discussão geral dos trabalhos apresentados.
Condição necessária para ser orador é ser membros da Maçonaria, iniciado numa Loja justa e perfeita e ligado a qualquer obediência ou potencia maçônica.
O tempo de cada comunicação ao Congresso será determinado pela organização.