J.Filardo M.M.
Muito se discute sobre a origem da Maçonaria. Há até mesmo aqueles que alegam ter sido Adão o primeiro maçom.
Naturalmente, depois se veem em palpos de aranha, porque só haveria Eva para fazer parte da maçonaria e nessa caso, ela teria sido mista em primeiro lugar, torpedeando a característica só-masculina da maçonaria atual.
Depois vêm os transicionistas que entendem que a maçonaria especulativa foi uma evolução gradual da maçonaria operativa, onde homens que não eram pedreiros eram aceitos em lojas operativas e teriam, pouco a pouco substituído todos os pedreiros por especuladores estudiosos de diferentes disciplinas.
Finalmente temos aqueles que conseguem enquadrar a invenção da Maçonaria Especulativa em um quadro político de uma época turbulenta de conflitos políticos e religiosos.
Não era fácil, mas em um determinado momento, foi fundada a Loja de Pesquisas Quatuor Coronatti em Londres, que preconizava a necessidade de que a história da Maçonaria devia ser baseada em documentos, não suposições.
Continuar a ler em MAÇONS E AS LEIS BREHON NA IRLANDA
Bem legal esta parte héstorica
CurtirCurtir
Adão primeiro maçom?
Adão e Eva nunca existiram, eram apenas personagens alegóricos.
CurtirCurtir
Ah! Vah?! Sério? Nunca existiram? Mas está lá na bíblia, preto no branco!
E mais, e loja maçonica Paraiso no. 1 ela era uma loja mista: Venerável Adão, Primeiro Vig. Eva. Segundo Vig. Lúcifer, Secretário Abel, Orador Caim e Arcanjo Miguel como guarda do templo.
CurtirCurtir
Republicou isso em PELOTAS OCCULTA.
CurtirCurtir