Tradução J. Filardo

Por Eva Keiffenheim, MSc

bgatesbooks

Ler dá a você acesso aos cérebros mais inteligentes do planeta. Aprender com as pessoas mais sensacionais é a maneira mais rápida de se tornar saudável, rico e sábio.

Charlie Munger, bilionário que se fez sozinho e parceiro de negócios de longa data de Warren Buffett, disse certa vez que não conhecia nenhum sábio que não lesse o tempo todo.  Nenhum, zero.

Ainda assim, ler por si só não faz de você uma pessoa melhor. Você pode ler 52 livros por ano sem nenhuma mudança. Trata-se, na verdade, de o que e como você leu que vai melhorar a qualidade de sua vida e aprimorar sua mente.

Eu leio um livro por semana há mais de dois anos e continuo a procurar maneiras de melhorar minha leitura. Recentemente, ouvi Bill Gates contando e compartilhando suas lições gratuitas, e mesmo assim inestimáveis, sobre como ele lê livros.

Aqui estão suas três principais práticas de leitura e como aplicá-las:

  1. Faça anotações na margem do livro

Em nosso mundo cheio de distrações, é tentador mudar o foco na velocidade da luz. Quando os telefones estão ao alcance da mão, é fácil trocar de  tarefas, mesmo sem perceber.

Fazer anotações nas margens é uma maneira simples, mas eficaz de se manter presente.  Com um lápis na mão, é sua opção padrão interagir com o livro à sua frente. Você achará mais fácil se concentrar nos pensamentos à mão.

Além disso, rabiscar nas páginas tornará mais fácil para você se lembrar do que leu.  Você se certifica de que  vincula o novo conhecimento ao que você já sabe. Isso ajuda você a pensar bem sobre o que está no livro.

Gates sempre visa conectar novos conhecimentos ao que ele já tem. Se discordar da palavra escrita, ele fará ainda mais anotações colaterais:

“Se eu discordo de um livro às vezes leva muito tempo para ler o livro porque estou escrevendo muito nas margens.  Na verdade, é meio frustrante.  Por favor, diga algo com que eu concorde para que eu possa continuar com este livro. ”

Como Fazer Isso:

Tenha um lápis na mão antes de abrir seu próximo livro. Risque o que você não gosta e escreva no lugar o o que fazer. Anote uma pergunta se as linhas não estiverem claras.  Rabisque seus pensamentos nas margens e conecte o que aprendeu com o que já sabe.

Como você pode vincular as palavras à sua frente às suas próprias experiências?

Que exemplo você pode adicionar à página que contradiz esta afirmação?

Você tem alguma memória que comprove o ponto em questão?

Logo você perceberá que tomar notas não só te ajuda a se concentrar, mas também a lembrar o que você leu. Quanto mais você escreve nas margens, mais você se lembrará.

Em teoria de aprendizagem, essa forma de lembrar as coisas é chamada de ensaio elaborativo.  Você faz uma associação entre as novas informações no livro e as informações que você já conhece.  Quanto mais você elabora ou tenta entender alguma coisa, mais provável é que mantenha essas novas informações em sua memória de longo prazo.

  1. Termine todos os livros que começar a ler

O segundo princípio de Gates é simples: vá até o fim.

Leia livros de capa a capa.  Ele diz:

“É minha regra chegar ao fim.”

Hein! Sério? É tentador pular esse princípio, pois os treinadores de produtividade te aconselham a não terminar livros ruins. Temos que ter cuidado aqui.

Bill não diz que você deve completar um livro ruim.

Em vez disso, sua regra indica decidir o que você lê antes de começar.  Considere se um livro vale seu tempo antes de abri-lo.

Ao fazer isso, você se tornará tão intencional na leitura quanto Bill Gates.  Como é sua regra sempre terminar o que começa, ele pensará duas vezes antes de começar um livro.

Terminar todo livro que você lê não significa que você deva se forçar a ler um livro ruim. Em vez disso, escolha com cuidado e então comprometa-se a completar o livro.  Mesmo que seja difícil, contraditório ou assustador.

Como Fazer Isso:

A internet nos permite acessar as bibliotecas de mentes inteligentes.  Por exemplo, Obama tweetou seus livros favoritos de 2019 e Bill Gates compartilha suas recomendações uma vez por ano.

Comece uma lista de obras com cada livro que você pretende ler.  Para fazer isso, você pode usar aplicativos de listagem como Google Keep, Wunderlist, ou ToDoist, ou criear um perfil em Goodreads.

Eu adoro usar o Goodreads para minhas leituras desejadas, visto que vejo as capas e a avaliação geral. Antes de fazer um grande pedido, eu navego pela minha lista para escolher os próximos livros.

  1. Leia por pelo menos uma hora cada vez

Para se concentrar em um livro, diz Bill, você deve reservar uma hora de cada vez sempre que decidir ler. Aqui está o que ele diz:

“Se você lê livros, é interessante sentar-se por uma hora, cada vez. Todas as noites em que estou lendo, estou lendo um pouco mais de uma hora para que eu possa pegar meu livro atual e fazer algum progresso. ”

Embora o conselho de Bill seja aplicável a bilionários aposentados, recomendo adaptar sua regra para:“Visar uma hora de leitura ininterrupta por dia e também aproveitar cada minuto adicional que conseguir.”

Como Fazer Isso:

Faça com que seja inegociável ler antes de dormir. Para fazer isso, substitua seu smartfone por um despertador e vá para a cama uma hora antes.

Agende um alarme de smartfone todas as noites às 21h, que o lembre de desligar todos os seus dispositivos digitais. Agende um segundo alarme para 21h20 como um prazo rígido e cumpra-o.

Meu ritual de dormir é ler.  Na cama, posso dormir ou ler.  É assim que eu li um livro por semana durante dois anos. Quanto antes você desligar seus dispositivos à noite, mais você aprenderá.

Conclusão

Seguir os princípios de Bill não é complexo, longo ou exaustivo.

Pelo contrário:  Esses princípios tornam a leitura divertida e valiosa.

  • Faça anotações para se envolver com o que você está lendo.
  • Escolha intencionalmente e termine todos os grandes livros que você ler.
  • Faça da leitura um ritual na hora de dormir para ter uma hora de leitura sem distrações.

Em vez de se sentir desanimado com todas as ideias sobre o que você poderia fazer para melhorar sua leitura, curta experimentar em seu próprio ritmo. Mantenha os princípios que funcionam para você e o resto que se lixe.

Escolha um ou dois novos hábitos de leitura até encontrar um padrão que te ajude em sua jornada para a saúde, riqueza e sabedoria.

Escrito por  Eva Keiffenheim, MSc  – Entusiasta de Educação que mora em Viena. Escrevo sobre crescimento interno e negócios.

Vamos nos conectar: https://evakeiffenheim.substack.com/