Por J. Filardo M.I.

Os maçons que nos consideramos progressistas laboramos em erro, pela simples razão de que o termo maçonaria progressista representa um contradição em termos, a figura conhecida em gramática como oxímoro. Algo parecido com “inteligência militar”, “lúcida loucura”, etc.
Isso não quer dizer que não existam lojas progressistas (compostas de maçons progressistas) ou que não existam maçons progressistas em lojas conservadoras. Os pobres coitados, muitas vezes por não existir uma loja progressista a uma distância praticável; talvez por ignorar a existência de alguma loja progressista em seu Oriente, ou que por relações interpessoais tenha se apegado à loja, continuam a suportar o ambiente retrógrado de sua loja, simplesmente por cultivar os princípios maçônicos que são indubitavelmente fascinantes, ou por acreditar ser possível mudar a natureza da instituição nela estando.
Àqueles que, certamente, reagirão indignados com os parágrafos acima, conclamo a estudar a história da Ordem e, estou certo, se renderão à lógica de meus argumentos.
Continuar a ler em MAÇONARIA PROGRESSISTA, UM OXIMORO?
Boa noite! Paz e Luz!
Sou apenas um autodidata e leitor curioso. Sempre estou confuso quanto as ações da Maçonaria Brasileira! No meu Estado (Ceará) com toda certeza predomina lojas de caráter progressista. Vejo também muitos conflitos históricos entre a Maçonaria e a igreja católica. Enfim, eu poderia concluir que as raízes dos ritos maçônicos verdadeiros são Nacionalistas e anti-liberais? Paz e luz!!
CurtirCurtir
Boa tarde…interessante seus argumentos…só farei reparo quanto ao aspecto preconceituoso e pejorativo da expressão “inteligência militar”. Como militar da reserva, ñ posso deixar de dizer que considerei inapropriado seu uso em um artigo que trata justamente do aspecto historicamente conservador da ordem maçônica. TFA.
CurtirCurtir
Bom dia, Brother Sampaio,
Lamento que você tenha se sentido ofendido pela expressão usada, mas ela é tão corrente no mundo inteiro, que é o primeiro exemplo que ocorre à mente para se exemplificar contradições em termos. Vamos encará-la como uma tentativa de humor (negro) no texto.
TAF
CurtirCurtir
Republicou isso em PELOTAS OCCULTA.
CurtirCurtir