A Maçonaria chegou ao Brasil no início do século XIX, tendo sempre papel de vanguarda em todas as questões nacionais importantes, como a Independência, Abolição e Proclamação da República. Na ditadura Vargas foi perseguida, tendo sido, neste período, por algum tempo, proibida a atividade de suas Lojas. O pensamento progressista sempre alimentou a fúria de tiranos. Membros infiltrados, com o único intuito de espionar, foram introduzidos nas lojas, fazendo com que o verdadeiro trabalho maçônico, que é a Construção Social, calcada nos princípios progressistas da Instituição, fosse adiado ou relegado a um segundo plano. Essa situação favoreceu com o tempo o ingresso e predomínio das forças mais conservadoras da sociedade na Ordem Maçônica, desbotando a sua principal característica, ou seja, o pensamento progressista voltado para uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e verdadeiramente plural. Nestas primeiras décadas do século 21 observa-se um retorno a essas origens progressista e evolucionista da Ordem Maçônica, de forma a contribuir, decisivamente, para a construção de um Brasil mais justo e menos desigual.
Nós, do Coletivo MAÇONS PROGRESSISTAS DO BRASIL, grupo de Maçons brasileiros de todos os Estados da Federação, na defesa contínua de um Brasil Justo, Perfeito, Livre, Igualitário e Fraterno,
CONSIDERANDO que a Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, progressista e evolucionista que defende, intransigentemente, a liberdade de consciência e, por conseguinte, estimula a busca incessante da verdade, rejeitando todos os dogmas e doutrinas que de alguma maneira limitem essa liberdade;
CONSIDERANDO que a Maçonaria entende que todos os seres humanos são livres e iguais em direitos e que os valores por ela condenam a exploração do homem, os privilégios e as regalias, e recomendam o aprimoramento moral e ético pelo exemplo e pela palavra, combatendo, terminantemente, o recurso à força e à violência para a consecução de quaisquer objetivos;
CONSIDERANDO que a Maçonaria, por definição, é progressista, por entender que o avanço científico, tecnológico, econômico e social é vital para o aperfeiçoamento da condição humana;
CONSIDERANDO que o Coletivo Maçons Progressistas do Brasil tem posição político-filosófica oposta ao conservadorismo e, exatamente por isso, combate dogmas e preconceitos e alia-se à luta pela implementação real e efetiva de um Estado laico alicerçado nos direitos civis e individuais garantidos na nossa Carta Magna;
CONSIDERANDO que o Coletivo Maçons Progressistas do Brasil combate, por vocação, o obscurantismo e o autoritarismo, sendo absolutamente solidário a toda e qualquer iniciativa capaz de promover mudanças socioeconômicas em prol do aperfeiçoamento da sociedade e da luta pelo respeito aos Direitos Humanos, abrangendo neste rol quaisquer movimentos libertadores e emancipadores que promovam a integração social de forma justa e fraterna, bem como todo e qualquer conjunto de ações que combata a opressão e o preconceito;
CONSIDERANDO que o país necessita, com urgência, retornar à estabilidade política, a fim de alcançar a também necessária estabilidade econômica, e que a segregação, o extremismo e a intolerância são fatores que contribuem decisivamente para o fomento da instabilidade;
CONSIDERANDO ser imperiosa a necessidade de fortalecimento do Congresso Nacional por parlamentares progressistas, comprometidos com a causa popular e com a diminuição do enorme abismo social que divide a sociedade brasileira.
MANIFESTAMOS o nosso apoio a todos os candidatos, independentemente de cargo, partido ou coligação, comprometidos com os ideais de justiça e igualdade social, com a valorização da escola pública, com a implementação de um sistema de saúde plural e universal, com um sistema de segurança pública voltado para a proteção e o bem estar da população em geral e dos profissionais da área em particular, com o desenvolvimento das condições de emprego e renda, com a reforma agrária e o apoio à agricultura familiar, com uma reforma tributária que torne mais justa a distribuição de renda, com a defesa dos direitos sociais e trabalhistas, com o direito à moradia, com a observância rigorosa dos Direitos da Pessoa Humana e da cidadania, com a preservação do meio-ambiente, e com uma política externa soberana, voltada sempre para os interesses da nação brasileira.
MANIFESTAMOS, por fim, nosso veemente repúdio aos candidatos que externam ou externaram, de forma acintosa e continuada, desprezo pela democracia, intolerância racial, preconceitos de gênero e quaisquer outros comportamentos que não sejam congruentes com nossa divisa de LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE.
https://maconsprogressistasdobrasil.org/
Twitter: @MaconsProBrasil
Assinam 192 Maçons
A importância do pensamento progressista nas oficinas é de suma importância para a formação do livre pensamento e da busca do aperfeiçoamento humano!
De onde viemos?
Quem somos?
E para onde iremos após essa realidade material?
É de suma significância buscarmos além destes questionamentos, propagarmos os conceitos humanísticos no seio da fraternidade maçônica.
Parabéns aos idealizadores desta página.
Parabéns aos irmãos Progressistas!
CurtirCurtir
Meia duzia de gato pingado que não representam de FORMA ALGUMA a maçonaria.
De fato, gente de esquerda política com uma página (blog) contra o candidato Jair Messias Bolsonaro, como o fizeram da mesma forma usando a imagem de times de futebol e outras associações (até a ONU).
Fico triste pelo respeito que tinha por esta página, pois sempre encontrei conteúdo relevante aqui, lamentável o compartilhamento deste tipo de conteúdo sem checar as fontes (quem são), parece que degringolou! Terei mais cuidado com o conteúdo que acesso daqui em diante.
CurtirCurtir
Brother Kegles
Não achas que uma manifestação de maçons em defesa de valores democráticos é um furo de reportagem?
Note que o coletivo não fala pela Maçonaria. Ele fala por 192 maçons que se manifestaram publicamente.
Essa página ou esse blogue tem, certamente, um viés liberal que corresponde à minha formação e ideologia.
Note ainda que sob o título do Blogue está: Leituras selecionadas do Editor Chefe.
Todos temos o direito de nos expressarmos. Espero que continues a frequentar o blogue, pois há muito conteúdo interessante.
TAF
CurtirCurtir
Como o povo brasileiro creio que pagamos a conta da inatividade política desde a Proclamação da República e principalmente da era Vargas. As necessidades sociais e clamores de liberdade se confundem com uma revolução cultural que dominou as artes, o ensino fundamental e as universidades públicas brasileiras. O Brasil vive um socialismo as avessas…. Chegou a hora de pagarmos a conta e percebemos que roubaram o dinheiro disponível. Não existe Liberdade , Igualdade e Fraternidade sem um preço social justo para mantê-las.
CurtirCurtir
Parabéns!!! Não conhecia tal Coletivo. Vou buscar informações.
CurtirCurtir
VAMOS CONTINUAR COM A DIFICULDADE ETERNA DE UNIR FOGO COM ÁGUA PELO VISTO…SE OS DOGMAS ELES SÃO UMA PEDRA BRUTA NO CAMINHO O PRIMEIRO DOGMA A SER TIRADO DOS PASSOS, SÓ PODE SER O INTERNO DOS ARQUITETOS E PEDREIROS QUE CONSTRUÍRAM MASMORRAS PRA SI E SELVA PARA OS OUTROS…
CurtirCurtir
AINDA VIVA A CAVERNA DE PLATÃO EM ERA DIGITAL E ESPACIAL E, SE PERGUNTA – EXISTE AINDA LUGAR PARA DOGMAS AOS APRENDIZES NO SÉCULO, NAS RUAS?..COMO SEMPRE O USO DA FORÇA OBSCURA PARA TOMAR A PALAVRA DE PASSE…E PASSAR PARA O JARDIM DA INFÂNCIA COMO SE FOSSE PALÁCIO REAL…
CurtirCurtir
NEM O SR. SAMAEL AGUENTA MAIS ESSA INOCÊNCIA NA ERA DO SATÉLITE E DAS REDES DESMASCARADORAS SOCIAIS.O QUE TEMOS DE SINAIS DOS TEMPOS NÃO BASTOU AINDA PARA EVA VIÚVA E SEU POVO ÓRFÃO ESCOLHER, NÃO MAIS LUA-MARTE E SIM AGORA A NOVA ERA DO SOL? ÊXODO 33 HORA EST!!!
CurtirCurtir
Reforma agrária? Votem no Boulos isso que esse artigo induz? E a liberdade dos homens que hoje possuem essas terras? Podemos simplesmente ignorar os direitos desses homens a agir autoritariamente?
“MANIFESTAMOS, por fim, nosso veemente repúdio aos candidatos que externam ou externaram, de forma acintosa e continuada, desprezo pela democracia, intolerância racial, preconceitos de gênero e quaisquer outros comportamentos que não sejam congruentes com nossa divisa de LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE.”
Vocês se informaram sobre política na Rede Globo ou no Whatsapp? Onde algum candidato apresentou algum desses comportamentos horrendos? Quem afirma isso está sendo manipulado ou faz parte da manipulação.
“A frase de Antônio Gramsci “Vamos destruir o ocidente, destruindo sua cultura, vamos nos infiltrar e transformar sua música, sua arte e sua literatura contra eles mesmo” assim como a frase de Vladimir Lenin “Utilizaremos o idiota útil na linha de frente, incitaremos o ódio entre as classes e comerão as migalhas que caírem das nossas mesas” resumem o nosso país.”
Como Gramsci ensinou: Infiltrem e destruam por dentro. Comunistas marxistas estão infiltrados em todas as áreas da sociedade, inclusive na Maçonaria e Igreja católica através da Teologia da Libertação.
Não é possível adotar socialismo ou comunismo sem que haja uma ditadura, como acontece na Venezuela e Coréia do Norte, portanto defender essas ideologias é agir contra os princípios da Maçonaria.
CurtirCurtir
Olhe a página deles, é só propaganda-antibolsonaro. Fizeram páginas semelhantes (com os mesmos conteúdos inclusive) usando o timbre de clubes de futebol e outras associações.
CurtirCurtir
Que possamos avançar rumo à uma sociedade mais Justa e Igualitária. A Maçonaria sempre se pautou pela Liberdade, pela Igualdade e a Fraternidade.O preconceito nunca teve assento entre nossas Colunas.
CurtirCurtir
qual o link que acesa esse coletivo, e, como participar dele?
CurtirCurtir
https://maconsprogressistasdobrasil.org/
CurtirCurtir
Muito interessante, sensato e oportuno dos maçons progressistas.
Quero conhece-los.
CurtirCurtir
https://maconsprogressistasdobrasil.org/
CurtirCurtir
Republicou isso em LIBR3RIA.
CurtirCurtir
Porque não disse logo: ” Em segundo turno entre Cyro e Bolsonaro, vote Cyro !!!!!”
CurtirCurtir