José Filardo MM⸫

Vamos esclarecer antes que alguém comece a reclamar da presença desse conteúdo:

Este é um blogue PARTICULAR que publica, preferencialmente, assuntos de maçonaria.

Mas como estamos vivendo uma situação de emergência, em que o país está sendo entregue a preço de banana ao capital estrangeiro; os direitos dos cidadãos sendo retirados, as verbas de saúde, educação, cultura e outros setores essenciais à democracia sendo reduzidas sentimo-nos na obrigação de produzir conteúdo que permita aumentar o nível de informação de nossos leitores, para que sejam capazes de tomar decisões informadas em um ano eleitoral.

E maçons brasileiros, como todo o restante da população, estão submetidos a uma mídia que não informa, pelo contrário, informa segundo sua própria visão, no mais das vezes tendenciosa e prejudicial. As redes sociais são instrumentalizadas para distribuição de notícias falsas e conteúdo enganoso.

Mas, como este ano é crucial para mudar a marcha do país que no momento caminha a passos largos para o brejo, disponibilizamos PARA PESSOAS INTELIGENTES, um trabalho de Fernando Nogueira da Costa Professor Dr. Titular do IE-UNICAMP.

Quem é ele?

Graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1975), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Livre Docente pelo Instituto de Economia da UNICAMP (1994). Professor da UNICAMP desde 1985. Experiência profissional na área de Macroeconomia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira, pesquisando principalmente nos seguintes temas: Sistema Financeiro, Bancos, Teoria e Política Monetária, Inflação, Finanças Comportamentais. Participou de direção estratégica de empresa pública como Vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, entre fevereiro de 2003 e junho de 2007. Adquiriu visão prática do sistema bancário brasileiro como Diretor-executivo da FEBRABAN Federação Brasileira de Bancos durante os mandatos dos presidentes Gabriel Ferreira (2003-04), Márcio Cipriano (2005-06) e Fábio Barbosa (2007-). Atuação no desenvolvimento do mercado de securitização como Membro do Conselho de Administração da CIBRASEC Companhia Brasileira de Securitização, onde foi eleito, por representantes de seus sócios, Presidente do Conselho, em abril de 2007. Conhecimento do sistema de pagamentos brasileiro como Membro do Conselho de Administração da CIP Câmara Interbancária de Pagamentos. Acompanhamento do setor de seguro previdenciário como Membro do Conselho de Administração da CAIXA Vida & Previdência. Conhecimento do setor de fundos de pensão como Membro do Conselho de Administração da FUNCEF Fundo de Pensão dos Empregados da Caixa Econômica Federal. Autor de livros e artigos publicados em revistas especializadas e em jornais de grande circulação. Palestrante.

Clique nos links abaixo para abrir os seus presentes.

DÍVIDA PUBLICA E DÍVIDA SOCIAL

E

ECONOMIA COMO COMPONENTE DE SISTEMA COMPLEXO