J. Filardo

Uma vez mais, Mestre Anatalino nos presenteia com um de seus textos que é uma condensação do seu livro “Conhecendo a Arte Real” publicado pela Ed. Madras/SP em 2003.

Mestre Anatalino tem também um blog onde se pode ler, baixar e comprar seus livros e escritos.

O texto, excelente, foi publicado no também excelente blog português FREEMASON.PT que reputo o melhor site de Maçonaria em língua portuguesa que conheço.

Eis o Índice:

Índice

  • O carácter sacrificial do rito
  • A disposição da Loja
  • O significado das alegorias
  • O “Ovo Cósmico”
  • As obrigações do Mestre Secreto

O simbolismo do “ovo cósmico” aparece também nos trabalhos de muitos filósofos gnósticos, entre os quais Valentin, filósofo egípcio que introduziu no Cristianismo as noções de pleroma, eons e o Drama de Sofia. Partindo da Gnose de Basilidio, Valentin desenvolveu a ideia de que tudo que existe no universo se originou a partir da interacção entre Bitos, (O Abismo, o Nada) com Sige, (O Silêncio), que era a sua parte feminina. Dessa união nasceu Propato,( O Amor), que projectou para fora de si o Nous, que foi o primeiro eon. Na filosofia grega o termo eon designa uma noção de tempo, mas Valentin o toma como uma força abstracta, universal, energética. Deus agiria no universo através desses elementos, os eons, que são as unidades fundamentais a partir das quais tudo é construído. A partir dessa ideia, os gnósticos criaram uma cosmogonia que incluía, além dos chamados “sete céus” existentes entre a terra e o território divino, que era o “oitavo céu”, uma região intermediária entre estas duas estruturas, que era povoada pelos eons. A ligação entre a terra e o céu seria efectuada por esses elementos, que existiam aos pares. Quando se tratava de estabelecer comunicação entre o mundo material e mundo celeste, um eon descia à terra. Como cada homem possui uma relação de parentesco com os deuses, os eons se reconheciam em cada homem e cada homem se reconhecia neles. A Maçonaria dos graus superiores irá trabalhar muito com essas noções, razão pela qual é útil a referência que já neste grau se faz a essas tradições.


Se queres ir mais longe, clica em MESTRE SECRETO.