J. Filardo MM
Uma reflexão bastante equilibrada de um irmão inglês, pertencente à maçonaria “regular”, ou seja, alienada, sobre a Maçonaria atualmente.
Surpreendente é a constatação:
“De defensores e criadores da modernidade, liberdade e progresso científico, os maçons se tornaram hoje aos olhos do público educado e bem-informado uma organização reacionária, conservadora e elitista. Este é um desses paradoxos caprichosos que história às vezes nos lança e não deixa de surpreender como os reformadores de ontem são os reacionários de hoje. “
https://bibliot3ca.wordpress.com/maconaria-e-o-fim-do-humanismo/
Boa leitura…
Obras maçônicas à venda.
Clique aqui
Interessante como o autor, a meu ver, é confuso. Ele defendeu em todo o texto que a Maçonaria foi conservadora e reacionária, tendo inclusive servido de contraponto ao Iluminismo, e conclui o texto lamentando que esse conservadorismo seja um paradoxo.
CurtirCurtir
Não acho que seja confusão. Ele é um maçom “regular”, ou seja é membro fiel da GLUI, constata o fato de que é conservadora, reacionária e elitista e tem a opinião, digamos “técnica” de que isso é um paradoxo se considerarmos as origens políticas e inovadoras da maçonaria em 1717. Eu acho ate que é um progresso no caso dele. Parece que a venda começa a cair dos seus olhos.
CurtirCurtir