Tradução J. Filardo
Publicado em https://JePense.org

O simbolismo da torre: que significado? Como interpretar a torre nos planos religioso, filosófico ou esotérico?
Enquanto construção humana, a torre traduz um desejo de elevação, uma elevação que pode ser egoísta ou, ao contrário, desinteressada. A torre tem, portanto, um duplo sentido, entre o desejo de dominação e a tentativa de se desvencilhar do mundo material.
A torre se lança para o alto, na direção do Céu, o que a torna um objeto de alto valor espiritual. É o caso de campanários das igrejas ou os minaretes de mesquitas.
Por outro lado, a torre representa força, retidão, tecnicidade e estabilidade. Ela transmite as noções de vigilância, defesa e resistência. Às vezes é associada ao Tempo (torre de relógio) e ao espaço (cf. a Torre dos Ventos de Atenas), portanto com poder temporal.
A forma da torre também é importante:
- quadrada, evoca uma ancoragem sólida na matéria,
- redonda, evoca a beleza e o domínio do espírito,
- octogonal, ela evoca os batistérios italianos (Latrão, Pistoia, Parma, Florença…), sendo o número 8 associado à vida eterna em oposição ao número 7 (o tempo profano, os dias da semana).
Na realidade, a torre une três mundos: céu, terra e mundo subterrâneo.
Por outro lado, o simbolismo da torre remete a isso:
- da pirâmide, símbolo da vida espiritual que cresce a partir de uma base material, e cuja ponta representa o ápice da busca,
- do zigurate, edifício religioso em degraus da Mesopotâmia, modelo da Torre de Babel ,
- da montanha : mesmo que não seja uma construção humana, a montanha expressa, como a torre, a ascensão e também o encontro do céu e da terra,
- da coluna,
- do Farol que mostra a direção certa,
- da prisão, um lugar de pobreza e silêncio,
- da árvore, em particular da árvore da Vida que fica no centro do Jardim do Éden,
- do homem de pé,
- do pescoço,
- da escala ou escadas: a torre de fato evoca uma progressão por graus, que pode ter um significado iniciático ou mesmo alquímico,
- da cruz,
- do poço d’água,
- do obelisco, que traduz o poder da energia solar,
- ou, ainda, da kundalini.
Finalmente, a torre evoca o eixo do mundo, ou seja, a Lei divina, a Fonte, ou seja, a porta acesso ao Eterno.
Vamos mergulhar mais fundo no simbolismo da torre e seu significado oculto.
O simbolismo da torre e seu significado.
Em primeiro lugar, há algo de poderoso e viril na torre: é uma construção fálica, masculina, militar, política (cf. o campanário) cuja imagem está associada à realeza e ao poder.
A torre medieval era construída para impressionar. Imóvel, ela não tem no entanto um carácter conquistador: é um elemento pesado, defensivo, dissuasor, cujo raio de acção é limitado. Da mesma forma, a masmorra constitui o último refúgio em caso de invasão.
A torre no xadrez.
No xadrez, a torre é uma peça importante que lembra as torres de canto dos castelos fortificados. Colocado nos quatro cantos do tabuleiro, remete ao simbolismo do quadrado : a matéria, o rigor, a dualidade.
Poderosa, em pedra, a torre “enquadra” a matéria, mas só pode se mover em linha reta. Na realidade, ela não é muito móvel porque não consegue passar por cima das outras peças. Ela se dedica a supervisionar e proteger o rei e a rainha.
A Torre de Babel.
No livro de Gênesis, a Torre de Babel é uma construção humana destinada a “tocar o céu” e competir com Deus.
Pensando ter encontrado uma maneira de se reunir, os homens se engajaram em uma construção puramente material, uma espécie de eixo do mundo artificial, contrário às leis universais. O castigo divino não tardou a chegar: os homens foram dispersos e receberam uma infinidade de idiomas diferentes.
Aqui, a torre assume a forma de um zigurate babilônico. Ela representa o orgulho, a ambição, a vontade de controlar, mas também o excesso e a arrogância.
Apoiando-se no trabalho e no tecnicismo, o Homem cultiva o pecado: cria um mundo de controle e sofrimento, ele se entrega ao poder dos tiranos, e se deixa esmagar por um monstro que ele próprio criou.
A Torre de Babel refere-se às características de nossa civilização ocidental, técnica, utilitarista, materialista, centrada em megalópoles acima do solo, eles próprias organizados em torno de centros de negócios habitados por arranha-céus.
Neste mundo separado da Natureza, Deus está ausente, a espiritualidade é esquecida. No topo da pirâmide, o iludido Homem não acredita na chegada de um novo Dilúvio, apesar dos alertas.
O mito da Torre de Babel lembra algumas torres famosas: a Torre Eiffel, o Empire State Building ou mesmo as torres gêmeas do World Trade Center. Estas últimas sucumbiram, sem dúvida por excesso de arrogância.
A torre de marfim e seu simbolismo.
A Torre de marfim é, no Cântico dos Cânticos (Livro do Antigo Testamento), uma expressão usada para descrever a beleza do pescoço feminino.
A torre de marfim é também um dos títulos atribuídos à Virgem Maria nos escritos da Idade Média e do Renascimento
Teu pescoço é como uma torre de marfim; teus olhos são como as lagoas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; teu nariz é como a torre do Líbano, que olha para Damasco.
Cântico dos Cânticos 7, 4
A expressão também pode designar o confinamento intelectual de um filósofo, poeta ou escritor, o que novamente remete à Torre de Babel no sentido de ruptura com a realidade ou delírio megalomaníaco.
No Tarô.
No Tarô de Marselha, o Arcano XVI, “a casa de Deus”, representa uma torre atingida por uma chama (fogo divino), que parece desencadear um turbilhão de bolhas, a derrubada de dois personagens e a queda de uma coroa.
Cor de carne, a torre é a imagem do Homem e do seu corpo, perturbado por algo imprevisto: pode ser uma tomada de consciência, uma intuição, um acontecimento súbito ou uma reviravolta do destino.
A torre humana é desestabilizada; aquele que se considera o rei cai. O fogo divino lava o orgulho humano, produz um questionamento, uma reversão salvadora.
Claro que podemos traçar um paralelo entre esta torre e a Torre de Babel ou mesmo a torre de marfim.
A torre inclinada e seu simbolismo.
a Torre inclinada, como a Torre de Pisa, evoca instabilidade, mas também resistência a essa instabilidade.
A torre de Pisa, que forma o campanário da catedral de Nossa Senhora da Assunção, foi construída quase sem alicerces, em solo muito solto. Este erro de design lembra os limites do gênio humano. No entanto, a torre não desabou e contra todas as expectativas, foi sua inclinação que a tornou mundialmente famosa.
A Torre de Pisa representa uma beleza desconcertante, inesperada, porque baseado na imperfeição. Ela expressa ao mesmo tempo força e fraqueza, como o próprio homem.
Algumas torres famosas.
Algumas das torres mais famosas estão:
- a torre Hassan (Rabat, Marrocos): magnífico minarete inacabado dominando o mausoléu de Mohammed V,
- a Torre Eiffel (Paris): erguida para a Exposição Universal de Paris em 1889, sua estrutura de aço nunca deixou de fascinar,
- a Torre de Belem (Portugal): torre defensiva que funciona como porta de entrada para Lisboa,
- a Torre de Londres : antigo palácio real, prisão-fortaleza com reputação de tortura e morte,
- O Big Ben (Londres), a mais famosa das torres de relógio,
- a torre de relógio da Gare de Lyon em Paris,
- a Torre do Relógio de Montreal,
- a Torre Saint-Jacques (Paris), o único vestígio da igreja de Saint-Jacques-la-Boucherie,
- ou ainda a torre Burj Khalifa (Dubai): a mais alta do mundo com 828 metros.
Conclusão sobre o simbolismo da torre.
Como um farol, a torre mostra a boa direção: a do eixo do mundo, da Lei universal e de Deus. No entanto, o Homem desviou amplamente o seu significado, preferindo exibir seu poder e exercer sua dominação.
A torre deve ser vista como uma ponte, um elo entre o que está em cima e o que está em baixo, o espírito e a matéria, o Céu e a Terra. Porque é preciso dominar a matéria e entendê-la para ter esperança de penetrar no mistério celestial. O homem deve construir a torre não para si mesmo, mas para homenagear o que está além dele: seu talento deve ser colocado a serviço de todo o cosmos.
Obras maçônicas à venda.
Clique aqui