Mesmo arriscando entupir nossa caixa de entrada e seção de comentários com manifestações rábidas de maçons conservadores, que pensam ter absorvido as lições de maçonaria dentro das lojas, mas que se enganam e o revelam por ocasião de debates delicados, resolvemos colocar em discussão esse tema, começando por um trabalho magistral que nos proporcionou o Ir Aveline de Porto Alegre, RS.

A estes irmãos conservadores, que são unânimes em dizer que seguem as orientações da Potência Primaz da Maçonaria Universal – a Grande Loja Unida da Inglaterra, informamos que o assunto vem sendo discutido de maneira adulta e decisões sendo tomadas para abordar a questão. Os resultados ainda não são ideais, mas sinalizam boa vontade, respeito e compaixão das lojas inglesas.

Sigam o LINK DA BBC que noticiou o fato com a manchete “Maçons aceitam mulheres transexuais que ingressaram como homens”

ATENÇÃO: Para evitar duplicidade de comentários, ou comentários onde se nota que o comentarista tem dificuldades em viver civilizadamente em sociedade, os comentários são moderados, ou seja, aprovados pelo editor.

J. Filardo
Bibliotecário


Maçonaria e Homofobia

Por Arthur Aveline MM⸫ **

  • Porque nos reunimos aqui, Irmão 1º Vigilante?
  • Para combater o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros. Para glorificar a Verdade e a Justiça. Para promover o bem-estar da Pátria e da Humanidade, levantando Templos à Virtude e cavando masmorras ao Vício.

(Trecho de um Ritual Escocês)

Meus Irmãos, o tema desta Peça de Arquitetura, na minha opinião, não deveria estar sendo tratado somente aqui, entre nós, a coberto das “indiscrições profanas”, mas conjuntamente com nossas cunhadas e sobrinhos, pois diz respeito a todos nós, diz respeito à sociedade em geral, da qual todos nós fazemos parte e somos ao mesmo tempo sujeitos e objeto.


Queres ir mais longe? Tens certeza de que estás preparado para isso? És capaz de discutir a questão serenamente como um bom maçom?

Então clica em MAÇONARIA E HOMOFOBIA para continuar a ler o excelente texto.