Tradução José Filardo
Em resposta a um certo Noel Willmett, que havia perguntado “se o totalitarismo, adoração do líder, etc. estão realmente em ascensão” dado “que não estão aparentemente crescendo na [Inglaterra] e nos EUA”, George Orwell escreveu essa carta em 1944, três anos antes de escrever sua obra prima “1984”:
Devo dizer que eu acredito, ou tenho receio, que tomando o mundo como um todo, estas coisas estão aumentando. Hitler, sem dúvida, logo desaparecerá, mas apenas à custa do fortalecimento de (a) Stalin, (b) dos milionários anglo-americanos e (c) de todos os tipos de pequenos ditadores do tipo de Gaulle. Todos os movimentos nacionais em todos os lugares, até mesmo aqueles que são originários da resistência à dominação alemã, parece assumir formas não democráticas; agrupar-se em torno de algum ditador, um fuhrer sobre-humano (Hitler, Stalin, Salazar, Franco, Gandhi, De Valera são todos exemplos diversos) e adotar a teoria de que o fim justifica os meios.
Leia mais em: https://bibliot3ca.wordpress.com/por-que-1984-foi-escrito/
Caro Irmão José Filardo,
Como sempre, nos presenteando com textos muito interessantes. As reflexões de Orwell se aplicam aos dias de hoje. Infelizmente, o povo se satisfaz com âpanis et circensesâ, e se deixa manipular com enorme facilidade. Só acordam quando a dor é insuportável, mas até lá muito já se terá perdido.
Vejo a mesma coisa em nossa Fraternidade, não fosse ela apenas um recorte da sociedade que a envolve. Recentemente, na reunião mundial das Grandes Lojas Regulares, ocorrida em San Francisco, tive a oportunidade de apresentar ao plenário um trabalho sobre os âLaços de FamÃliaâ, como a Maçonaria Simbólica deve se relacionar com os âAppendant and Concordant bodiesâ. Isso envolve, em nosso âmbito, tudo que não for Simbólico, e mesmo os organismos paramaçônicos.
Ao concluir, convido a todos a voltarem ao básico dos dois primeiros graus, onde existem todos os ensinamentos de que precisamos, não nos deixando escravizar pelas paixões e pela vaidade dos ornamentos e paramentos diversos. Bom, esse tema é interessante, e pretendo me aprofundar nele, informando, para os Graus 1 e 2, o que lá existe para tornar nossas vidas melhores, e aperfeiçoar nosso comportamento. Se nos tornarmos homens melhores, um dia, quem sabe, seremos capazes de reverter o quadro que aà está….
Fraternalmente,
JC Seixas