Por Guilherme Ignácio Franco de Andrade[1]

 

 

INTRODUÇÃO

Segundo a pesquisadora Marcia Regina Costa (1993) em seu livro “O  aparecimento dos movimentos neonazistas e neofascistas no Brasil  Carecas do Subúrbio. Caminhos de um nomadismo moderno”, se dá no início da década de 1980. O nascimento dos primeiros grupos skinheads[2] em nosso país teve influência dos grupos que surgiram na Inglaterra na década de 1960 e, posteriormente, alguns grupos seriam influenciados pela doutrina nacional-socialista e adotariam posturas baseadas no neonazismo europeu.

Os primeiros pesquisadores sobre o neonazismo no Brasil, como Luiz Roberto Lopes e Paulo Vicentini, Marcia Regina Costa, Helena Salem, acreditam que a estagnação econômica no país e a incerteza política durante o período de redemocratização criaram condições materiais para que os movimentos extremistas, como o neonazismo, pudessem emergir. O Brasil, na década de 1980, exibia um cenário semelhante ao da Inglaterra na década de 1960. O país passava por um processo de transformação da classe operária, de crescimento dos movimentos sindicais, em meio à reabertura política, anistia e a redemocratização. O clima político em que a sociedade estava envolvida era de instabilidade. Alguns jovens sem perspectiva de futuro e frustrados com a falta de possibilidades e ascensão social, em meio as mudanças do capitalismo (início da globalização e desenvolvimento do neoliberalismo), encontravam consolo em grupos conservadores. Tal situação de descontentamento favorecia o crescimento de grupos juvenis voltados a uma ideologia bastante conservadora.

No Brasil, várias pesquisas buscaram apontar os principais motivos para o surgimento dos movimentos de extrema direita a partir da década de 1990. De acordo com o historiador Luiz Roberto Lopes (1992), em seu livro “Do Terceiro Reich ao Novo Nazismo”, o surgimento dos grupos neonazistas corresponde a meros casos isolados.

 

Leia a íntegra do trabalho em:

O NACIONALSOCIALISMO DO GRUPO  VALHALLA 88: A CONSTRUÇÃO DE UM MOVIMENTO NAZISTA NO BRASIL